Viação Itapemirim mantém valor das tarifas mesmo com reajuste

passagens de ônibus ItapemirimDesde 1º de Julho as passagens rodoviárias das linhas interestaduais e internacionais sofreram reajustes de 9,042%, de acordo com autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Segundo a Agência, o índice foi definido levando em conta a recomposição dos custos operacionais do sistema, que considera variações de diversos itens como o diesel, que teve aumento de 10,28%, além do reajuste de 9,33% dos salários da categoria. Para que todo esse gasto fosse mantido, foi necessário repassar ao consumidor final. E isso fez com que muitos passageiros deixassem suas viagens rotineiras de lado. As regiões Sul, Sudeste e Nordeste já tiveram um aumento nos preços considerável. A maior parte das Auto Viações teve que se adequar para conseguir manter o fluxo de venda de passagens, pois o aumento foi significativo e gerou muita insatisfação para quem viaja constantemente e precisa se deslocar seja a passeio ou a trabalho.

Apesar de toda essa mudança a viação Itapemirim optou por manter os valores das tarifas praticadas na maior parte dos trechos em que percorre. Um exemplo é a promoção das passagens entre o Nordeste e  Sudeste (O bilhete de ida ou volta entre Juazeiro do Norte, no Ceará, e São Paulo capital tem valores a partir de R$199) que foram mantidos e ainda facilita ao pagamento em três vezes, tudo isso para que o cliente se fidelize e continue viajando com a mesma empresa. Mesmo mantendo as promoções, a Viação Itapemirim não cortou nenhum tipo de gasto que acabe influenciando no conforto ou comodidade das viagens, toda a prestação de serviços está sendo mantida, e pretendem se manter no mercado com esse diferencial, já que a crise econômica é geral e toda a economia é sempre bem-vinda. Atualmente a Itapemirim conta com uma frota de 800 ônibus dividida em três categorias, todos acomodam os passageiros confortavelmente o que gera confiabilidade e qualidade durante as viagens por mais de 22 estados, incluindo Distrito Federal, que a viação percorre durante seus 60 anos no mercado. A compra de passagens da Viação Itapemirim pode ser feita através da internet ou agências de viagens.

JSL Logística pede reintegração de 170 ônibus à viação Kaissara

viacao-itapemerimA viação Kaissara terá de devolver os 170 ônibus rodoviários que foram alugados da JSL Logística. A reintegração de posse foi determinada pela juíza Adriana Bertier Benedito, da 36ª Vara Cível – Foro Central Cível de São Paulo, no dia 18 de maio. Com a decisão na justiça, a JSL Logística espera recuperar os veículos prestados a maior parte a companhia Itapemirim, no ano passado, para operação em linhas interestaduais. A juíza proibiu que a reintegração ocorresse enquanto os ônibus estiverem transportando pessoas. A JSL alegou na ação não receber os alugueis dos ônibus na data prevista, e ainda revelou que a companhia Kaissara estava atrasando impostos estaduais referentes aos veículos, o que poderia ocasionar em restrições para obtenção de linhas de crédito e financiamento de equipamentos voltados ao setor. Poderá haver intervenção policial, caso a reintegração não seja amigável.

Viação Itapemirim está em recuperação judicial

A Justiça do Espírito Santo aceitou o pedido de recuperação judicial da Itapemirim no dia 18 de março. A viação teve 60 dias para apresentar um plano de recuperação, com risco de falir, caso isso não acontecesse. Agora aguarda manifestação dos credores para continuar com a concessão de 50 linhas interestaduais, que ainda lhe restam. O processo foi protocolado dia 7 de março, na 13º Vara Cível Especializada Empresarial de Vitória, e integra as empresas Viação Itapemirim, Transportadora Itapemirim, ITA – Itapemirim Transportes, Imobiliária Bianca, Cola Comercial e Distribuidora e Flecha Turismo Comércio e Indústria.

Crise rodoviária

Contrária a própria decisão, a empresa do Espírito Santo decidiu procurar a justiça ao ver suas dívidas multiplicarem com a atual conjuntura economia vivida pelo país. Fundada pelo empresário Camilo Cola, em 1953, a Itapemirim é considerada a maior e mais antiga empresa de transporte rodoviário do Brasil. Diante dos reflexos negativos da crise, a companhia transferiu mais da metade de suas linhas rodoviárias à viação Kaissara, além de vender pelo menos 40% de sua frota, no ano passado. Atualmente, a empresa só tem 43% da operação de mercado em que operava antes da venda.

Viação Kaissara e Gontijo atendem a maioria das linhas em BH

viação KaissaraMais da metade das 75 mil pessoas que passaram pelo terminal rodoviário de Belo Horizonte durante o Ano Novo utilizaram os serviços das viações Kaissara e Gontijo. Ambas são responsáveis por mais de 50% das linhas interestaduais com saídas da Estação de Integração José Cândido. O local integra as viagens rodoviárias com destino ao Nordeste, ao Espírito Santo e às cidades de Belém, Brasília, Campos dos Goytacazes (RJ), São João da Barra (RJ), entre outras.  Só a companhia Gontijo oferece passagens de ônibus para Natal, Recife, Salvador, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Vitória, Fortaleza, Conceição da Barra, Guarapari, Nova Almeida, Mossoró, Anchieta, Ilhéus, Marataízes, Prado e Eunápolis. A empresa rodoviária pertencente ao mesmo grupo da viação São Geraldo, tem concorrência da viação Kaissara, nos trechos até a capital do Rio Grande do Norte, Recife, Guarapari e Nova Almeida.

Além de disputar alguns trechos com outras empresas como: Itapemirim, Penha União, Nacional e Águia Branca. Já a viação Kaissara atende nove municípios da região Nordeste, sendo que apenas as cidades de Mossoró, São João da Barra e Campos dos Goytacazes não possuem concorrência. A companhia Águia Branca apenas atende o município de Conceição da Barra, enquanto que a Penha compete entre linhas de Vitória e Brasília. A viação Nacional atende Salvador e a viação Itapemirim, ainda é vista no rodoviária de Belo Horizonte em trajetos de Belém, Recife e Natal. A Estação de Integração José Cândido da Silveira fica na Rua Gustavo da Silveira, 1.820 (próximo à Avenida José Cândido da Silveira), bairro Santa Inês. Segundo levantamento da BHTrans, a preferência dos mineiros não está em cidades do próprio Estado. Os destinos mais procurados por passageiros durante os feriados prolongados se dividem entre o litoral carioca, grandes centros em Espírito Santo e cidades turísticas espalhadas pelo Nordeste.

Ônibus
As linhas que param na Estação José Cândido da Silveira são: 821, 822, 823 e 9550. As que param na Avenida José Cândido da Silveira (a 300 metros da Estação) correspondem as: 3501A, 3501B, 5502A, 5502B, 5502C, 5503A, 5503B, 5523A e S50. As linhas Metropolitanas são: 4600, 4620, 4625 e 4665.

Viação Itapemirim vende 40% da frota e se desfaz de 68 linhas

Crise Financeira atinge setor rodoviário.

Crise Financeira atinge setor rodoviário.

A crise financeira está tornando os dias de uma das maiores empresas rodoviárias do Brasil mais difíceis. Com intenção de salvar um pouco do que restou, a auto viação Itapemirim arriscou vender cerca de 40% dos seus ônibus rodoviários, além de abrir mão da operação de mais da metade de suas linhas interestaduais para outra companhia de ônibus, fundada pelo mesmo empresário, em Cachoeiro de Itapemirim. No total, das 118 linhas rodoviárias da “amarelinha”, 68 foram repassadas para a viação Kaissara, ou seja, 57% da fatia de mercado de atuação monopolizado pela Itapemirim, nas últimas décadas. Entre as linhas mais importantes estão os trajetos entre o eixo rodoviário Rio-São Paulo, além de Cachoeiro de Itapemirim ao Rio, e São Paulo a Curitiba.

Com a diminuição na procura pela compra das passagens rodoviárias, as auto viações brasileiras vêm enfrentando muita dificuldade com o aumento nos custos de operação, originados na compra dos pneus, combustível, pedágio e manutenção, enquanto as gratuidades são expandidas e o reajuste no valor dos bilhetes rodoviários não acompanha as despesas. A companhia Kaissara vai operar com 271 ônibus que eram da Itapemirim, além de assumir todas as obrigações trabalhistas de pelo menos mil funcionários que atuavam nas respectivas linhas transferidas. Numa tentativa de salvar a empresa, a fusão com os serviços da empresa Kaissara ajudariam a atrair novos investidores dispostos a creditar em uma nova marca.

Apesar disso, o chefe de operações da empresa rodoviária afirma que no momento as duas empresas trabalharam individualmente, como se fossem concorrentes. Segundo a Itapemirm, a Kaissara ficará integralmente responsável por regular o cumprimento do contrato vigente, respondendo por todo o passado, após a aquisição de parte significativa das 68 linhas rodoviárias. A transportadora ainda afirma que nenhum trabalhador seja prejudicado com a mudança, que é a migração foi pensada para garantir a manutenção de todos os cobradores e motoristas da Itapemirim, que hoje só atenderá 50 rotas rodoviárias. Apesar de afirmar que o número de linhas concedidas à viação parceria representa apenas 40% da frota da Itapemirim, sindicatos acreditam que a mudança chega a impactar em 80% no montante de veículos dispostos pela viação.

Viação Itapemirim é o terror das companhias aéreas

Companhias aéreas estão com medo de perder passageiros.

Companhias aéreas estão com medo de perder passageiros.

Preços mais acessíveis e comodidade no momento da compra, fizeram com que empresas aéreas ligassem suas turbinas para superar as vendas concorridas com auto viações. Um desses exemplos acontece em linhas interestaduais operadas pela viação Itapemirim e Penha. Enquanto as companhias rodoviárias se encarregam de transportar os passageiros por terra, nos ares, a aviação Azul faz de tudo para não passar por turbulências. As linhas oferecidas pelas viações desde 2009 são boas opções para passageiros que querem viajar com economia. Há trechos vendidos por até R$ 10, se a reserva for feita em ônibus do tipo convencional. A vantagem é o que preço é fixo o ano todo e dá para adquirir o serviço através de sites confiáveis pela internet. Os preços das companhias de ônibus só deixam de ser superados pelas aeronaves em pacotes promocionais, quando a reserva é feita com bastante antecedência.

O mecanismo é uma forma que as companhias de avião encontraram sobreviver no mercado. Elas são mais caras, mas ficam mais acessíveis quando se tornam opção número um, em 30 dias antes do dia da viagem. A alternância de preço também é sentida quando se quer comprar passagens aéreas em cima da hora. Nessa ocasião, a lei da oferta e da procura fala mais alto. Um dos pacotes disponibilizados pela companhia Itapemirim leva o passageiro do Rio de Janeiro até a capital do Paraná, por valores que variam de R$ 10 até R$ 106. Para chegar até Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, com embarques em São Paulo, a passagem custa R$ 139 no ônibus convencional, com banheiro e ar condicionado. Além de São Paulo e outras capitais, há rotas promocionais com saídas de Campinas, vale a pena conferir.

Passagem online
A viação Itapemirim é a segunda companhia rodoviária que mais venda passagens através do site Quero Passagem. A auto viação “amarelinha” só perde para a viação Cometa. As duas também ficaram entre as empresas que mais comercializaram bilhetes rodoviários no mês de março. Na ocasião, a empresa 1001 superou as recordistas com boa pontuação registrada pelo sistema. A agência de turismo online lançada no Brasil em 2013, tem credenciado de mais de 40 empresas do setor rodoviário.

Viação Itapemirim terá de pagar R$ 200 mil de indenização

Família de passageiro morto indeniza viação Itapemirim.

Família de passageiro morto indeniza viação Itapemirim.

A viação Itapemirim está sendo obrigada pela Justiça, a pagar R$ 200 mil de indenização à filha de um passageiro morto durante acidente de trânsito no município de Barro, a 451,8 km de Fortaleza. A tragédia aconteceu em 2004, ainda quando o estudante tinha 24 anos e estava a caminho da nomeação de um concurso que havia prestado e passado para Polícia Militar. Na ocasião, o ônibus trafegava pela BR 116 quando o motorista perdeu o controle de direção e caiu no açude chamado de Cipó. O acidente resultou na morte do jovem e de outras 42 pessoas. De acordo com determinação da justiça, além do valor contabilizado, correspondente a danos morais, a auto viação também deverá pagar uma pensão mensal de dois salários mínimos até a filha da vítima completar 25 anos, em 2026.

A filha, representada pela mãe recorreu os diretos na justiça pedindo indenização moral e material e tutela antecipada para que a companhia Itapemirim fosse obrigada a pagar pensão mensal. A processante declarou que ela e a filha possuem baixa renda e dependiam do sustento do pai. Mesmo diante dos fatos, a empresa de ônibus tentou se librar do processo, alegando não ter responsabilidade pelo acidente, solicitando improcedência. No processo concedido pelo juízo da 23ª Vara Cível de Fortaleza além do pagamento de dois salários mínimos e pensão em 2006, e mais o valor referente a danos morais, estava outra quantia de R$ 229.736,01 em reparação material. A companhia de transporte rodoviário interpôs apelação e destacou que o laudo do Instituto de Criminalística da Secretaria de Segurança Pública do Estado atestou que o acidente não foi de responsabilidade da empresa.

Foi por isso, que a tutela foi concedida em parte e o cumprimento dos danos matérias foi afastado pela 3ª Câmara Cível, sob relatoria do desembargador Washington Luís Bezerra de Araújo, que manteve parte da sentença. A viação mais antiga do Brasil afirma que não tem o dever de indenizar a família e considerou os valores apresentados, bem abusivos. A opinião também foi compartilhada em partes pelo magistrado, quem disse não ser coerente que a denunciante obtenha dupla reparação, podendo configurar enriquecimento sem causa.

União da viação São Geraldo com Gontijo supera concorrência

Viação Gontijo arca com dívida milionária.

Viação Gontijo arca com dívida milionária.

A união entre a viação São Geraldo e a Gontijo Transportes está desbancando operações rodoviárias de fortes concorrentes, como é o caso da viação Itapemirim. Graças à aquisição feita pelo grupo da Gontijo, conhecida por atuar em linhas interestaduais entre São Paulo e Minas Gerais, além de estar presente em Goiás e na Bahia, colocou as atividades das duas auto viações no topo do ranking das maiores empresas de transporte rodoviário do país. Ambas as empresas estão sediadas em Belo Horizonte, e já possuem importantes conexões entre municípios do estado mineiro com outras paradas pela região sudeste do Brasil. Tida como a maior negociação da década, a incorporação da Cometa pelo Grupo 1001 custou aos investidores mais de R$ 130 milhões, no começo de 2012.

O negócio milionário previa receita líquida de no mínimo R$ 202 milhões. Valor inferior aos números envolvendo a negociação entre as duas companhias de ônibus mineiras. Segundo levantamento divulgado pela revista Transporte Moderno, há mais de 10 anos, a companhia São Geraldo e a viação Gontijo haviam se classificado entre as três maiores empresas do setor no Brasil, ficando apenas atrás da poderosa Itapemirim. Além da máquina de fazer dinheiro, as duas viações também são verdadeiros imãs de transportar passageiros. Em média, ambas levam mais de oito milhões ao seu destino, anualmente. As duas frotas rodoviárias somam mais de dois mil veículos modernos.

De acordo com a norma estipulada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), uma empresa de transporte interestadual não pode operar com mais do que 20% das linhas disponíveis no território nacional. Para se ter uma ideia, só a Itapemirim tem 12,10% de participação no número de passageiros por quilômetro transportado, a frente da São Geraldo com 7,87% e da Gontijo com 6,64%. A “amarelinha” já representava desde 2001, 9,07% de todos os veículos rodoviários em circulação, número inferior se somado com a frota das duas empresas rodoviárias de Minas Gerais. Para poder fechar o negócio, a viação Gontijo teve que arcar com uma dívida de a 44,45% do ativo total, no valor de R$ 303,547 milhões, deixada pela São Geraldo.

Atraso em viagem da viação Itapemirim gera indenização

Viação Itapemirim foi condenado por atraso.

Viação Itapemirim foi condenado por atraso.

A viação Itapemirim foi condenada pela juíza do 7º Juizado Especial Cível de Brasília a pagar a um passageiro valor a título de indenização por danos morais. Segundo consta na sentença, a auto viação teria atrasado mais de cinco horas na chegada ao destino, prejudicando o compromisso que o usuário teria em Belo Horizonte. O passageiro embarcou em um ônibus da Itapemirim do terminal rodoviário de Brasília com destino a capital de Minas Ferais para participar da XXX Edição dos Jogos Acadêmicos de Policiais e Bombeiros Militares do Brasil. Para azar do participante e da própria empresa de ônibus, o veículo apresentou falha mecânica e só desembarcou na rodoviária de Belo Horizonte mais de cinco horas depois do previsto.

Com o atraso, o passageiro não chegou ao evento a tempo e teve sua participação cancelada. Livre para apresentar sua contestação de defesa, em um prazo determinado, a companhia rodoviária Itapemirim, se calou, dando veracidade aos fatos apresentados pelo cliente. Para o juiz, os problemas apresentados na operação do veículo, que ocasionaram no longo atraso até o desembarque programado, frustrou a expectativa do consumidor de obter a prestação de serviço conforme previsão inserta no contrato de transporte. É por isso, que ficou evidenciada a falha na prestação de serviços e o passageiro deverá ser indenizado, segundo artigo 14 do CDC – Código de Defesa do Consumidor. Segundo o artigo, o correto é ressarcir o passageiro pelos prejuízos por ele sofridos.

O processo também se apega no fato de que, conforme foi percebido o problema, durante a viagem rodoviária, há medida em que o atraso ia aumentando, o passageiro passou a sentir ansiedade, angústias, inseguranças, aflição e desconforto que ultrapassam a esfera da normalidade, atingindo os direitos de personalidade do autor, razão pela qual a condenação da requerida a reparar o dano moral por ele sofrido é medida que se impõe. Diante dos fatos, a empresa rodoviária deverá pagar uma boa quantia imposta por lei. Se a moda pegar, essa e outras companhias de ônibus podem ter problemas, já que falhas mecânicas são comuns quando se opera em linhas interestaduais de longa distância.

Viação Itapemirim investe em “Rodonaves” para atrair clientes

Itapemirim adquire 15 Rodonaves.

Itapemirim adquire 15 Rodonaves.

Até o final do ano 15 ônibus do tipo “Rodonaves” da viação Itapemirim devem começar a circular pelas ruas do Brasil. Oito deles devem chegar em breve para compor a frota rodoviária que vem passando por modernizações a fim de atrair mais clientes. Além da ampliação dos serviços e da melhora no atendimento, a aposta para competir com linhas aéreas e empresas de aviação que desde 2001 são responsáveis por consumirem boa parte das viagens interestaduais realizadas no Brasil, está na qualidade da própria frota. É dela que grandes companhias rodoviárias, que operam em linhas de longa distância, estão conseguindo se destacar, já que o preço entre as concorrentes é bastante competitivo.

Para melhorar a qualidade das viagens noturnas, a companhia Itapemirim, uma das maiores companhias de ônibus do País, responsável por integrar o eixo Rio-São Paulo, decidiu priorizar os investimentos com ônibus do tipo leito. Eles são mais sofisticados, contam com poltronas-camas individuais e atendimentos de bordo. Sete deles já estão disponíveis em linhas servidas pela empresa “amarelinha”. Em nota, a empresa de ônibus afirmou que os veículos estão sendo adquirido para realizar linhas regulares com mais conforto e inovação. Todos são equipados com poltronas confortáveis, sendo cinco poltronas individuais “camas” com descanso para as pernas. Quem comprar as passagens de ônibus da Itapemirim também se depara com menor ruído interno, kit lanche personalizado, água gelada, pontos de energia espalhados no interior do veículo, ar-condicionado individual e ecológico, internet Wi-Fi e sistema de rastreamento do ônibus.

Mesmo passando por problemas financeiros, a Itapemirim sempre está disposta a inovar para acompanhar o comportamento de seus usuários. O modelo apresentado pela empresa disputa com os ônibus Double Decker da viação Cometa, um dos modelos mais modernos da concorrente. O ônibus de dois andares possui ar-condicionado, poltronas reclináveis, serviço de bordo e internet sem fio. A empresa São Geraldo e Penha também integram a lista das companhias rodoviárias com a viação 1001, que já contam o este tipo de serviço.

Viação Itapemirim vende passagens internacionais em site estrangeiro

Parceria entre sites garante viagens internacionais.

Parceria entre sites garante viagens internacionais.

A viação Itapemirim e a companhia Pluma famosa por transportar argentinos, paraguaios e chiles em viagens para dentro e fora do Brasil, venderam centenas de passagens de ônibus internacionais durante a Copa do Mundo, através de um e-commerce estrangeiro. O site com o nome de Plataforma 10 fez uma parceria com as empresas brasileiras para oferecer aos internautas que estavam interessados em acompanhar os jogos da Copa, viagens de ônibus de Buenos Aires para o Rio de Janeiro, com embarques diários.

Com a procura em alta, o trajeto que dura cerca de 40 horas aqueceu as vendas internacionais do site estrangeiro que registrou aumento de 82% nas reservas rodoviárias até o Rio de Janeiro e 20% para os que desembarcaram em São Paulo. Assim como aconteceu no Brasil, os vizinhos sul-americanos mais interessados em vir para as cidades-sede da competição foram os argentinos. Eles corresponderam 94,8% do tráfego registrado pelo site depois que a seleção do país estava classificada para a final do torneio da Fifa, esgotando as reservas rodoviárias disponíveis no site entre quinta e sexta-feira da mesma semana. O site que tem foco na venda de bilhetes internacionais, oferece no total, mais de dois mil destinos entre os países da América do Sul: Brasil, Chile, Argentina, Paraguai e Bolívia.

Por causa da Copa do Mundo, só neste ano, a startup chegou a disponibilizar em seu buscador online mais de 300 trechos rodoviários do Brasil com viagens a bordo de ônibus Executivos e Leito. As cidades brasileiras mais procuradas pelos estrangeiros foram: Porto Alegre, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Bahia e São Paulo. Graças à parceria que fez com empresas de ônibus do Brasil, o plataforma 10 também reservou grande número de passagens de ônibus de São Paulo para Rio de Janeiro e outras viagens interestaduais do Brasil, como Curitiba até Porto Alegre e Foz do Iguaçu para São Paulo. A agência de turismo na internet tem certificação ISSO 9001 e também facilita a compra de bilhetes rodoviários através de tabletes e celulares com internet, nos mesmos moldes de sites que vendem passagens aqui no nosso país.