Viação Cometa incentiva alfabetização e formação de funcionários

Funcionários da Cometa conseguem diploma de alfabetização.

Funcionários da Cometa conseguem diploma de alfabetização.

Mais de 20 funcionários da viação Cometa conseguiram concluir o ensino fundamental e médio, graças ao Programa Cometa Educa promovido com parceria entre a empresa de transporte rodoviário de São Paulo e o Sesi – Serviço Social da Indústria.
A intenção é dar oportunidades a profissionais que não possuem alfabetização ou não conseguiram concluir os estudos e querem voltar para as salas de aula, sem deixar o trabalho de lado.
O projeto tem aval do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e já formou oito trabalhadores na quarta-série e entregou o diploma de 5ª à 8ª para outros 24 funcionários.
O método de ensino foi criado pela própria companhia de ônibus e atende a rotina dos motoristas e profissionais que trabalham com a auto viação.

As aulas são semipresenciais e se ajustam aos horários de trabalho e horas de folga de cada trabalhador. É obrigatório frequentar a sala de aula uma vez por semana para garantir a aprendizagem.
Para os que têm tempo livre, há também aulas presenciais com professoras, todos os dias. “A metodologia utilizada garante comodidade aos alunos e dá liberdade para realizarem atividades extras em casa. As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, das 18h às 20h, no auditório da sede da Cometa, localizado no bairro da Vila Maria, em São Paulo”, explica um dos professores do projeto.
O Programa Cometa Educa beneficia também quem cumpre escalas de revezamento, como acontece com motoristas rodoviários.

Existe mais de 30 motoristas frequentando as aulas. A maioria é de cidades do estado do Paraná. Há alunos também de Juiz de Fora (MG), Volta Redonda (RJ), Jundiaí, Itapetininga e Lorena (SP), além da capital paulista.
Através de comunicado oficial, o diretor da Viação Cometa Anuar Helayel, disse que não há investimentos mais lucrativos do qualificar seu quadro de funcionários. “O Programa Cometa Educa é mais uma iniciativa da empresa na busca do desenvolvimento e estimulo do conhecimento de seu corporativo. Nós e todas as empresas que fazem parte do Grupo JCA, investimos cada vez mais na qualificação de pessoas, a fim de gerar resultados mais precisos e mais ágeis no futuro”, explicou.