Atendimento e estorno são as maiores queixas contra viação Útil

Viaçao Util deve indenização

Reclamações na internet podem virar processos judiciais.

Se a sua passagem de ônibus já foi reservada e por causa de algum imprevisto você não irá mais embarcar, cancelar a viagem e recuperar o dinheiro em reservas feitas com a viação Útil pode virar um verdadeiro drama.
De acordo com levantamento feito pelo blog Auto Viações, de pelo menos dez reclamações feitas por usuários da empresa, oito são contra o atendimento precário e problemas na hora de realizar o estorno das tarifas.
Por casal da falta de comunicação entre o passageiro e membros da companhia de ônibus, muita gente se sente lesada quando procura os serviços da Útil.
Segundo uma das denúncias publicada em um site do consumidor, informações sobre o cancelamento da viagem que estão disponíveis no site oficial da auto viação são improcedentes.

Quando tentava recuperar o dinheiro de uma reserva, Rosana foi orientada por um atendente que apenas poderia reatar o valor pago se comparecesse na rodoviária pessoalmente. O processo, no entanto, não é que estava escrito no voucher impresso.  Tanto o bilhete rodoviário quanto o site garantiam o reembolso em um prazo de até três horas antes do embarque, sem ter que ir ao guichê de atendimento.
A falta de preparo e informação de quem trabalha no setor de atendimento da empresa também virou alvo dos consumidores. Para muitos, há falhas no sistema operacional que controla todo esse setor e corporativo desqualificado.
Há um ano, outra usuária dos serviços da companhia rodoviária também se queixou do atendimento que recebeu durante um embarque no Rio de Janeiro, na véspera de um feriado.

De acordo com a reclamação postada, por motivos de horário, a passageira queria antecipar o embarque utilizando o mesmo bilhete, mas se quer conseguiu se informar se o processo era possível. Além da falta de informação e da postura profissional inadequada do atendente, a usuária também disse que ele não soube responder por que havia diferença de preços entre veículos que faziam as mesmas linhas do local.
A viação Útil atua desde 1950 e hoje integra um grupo seleto composto pelas maiores empresas rodoviárias do Brasil e é líder de venda de passagens em cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Niterói, São Paulo e Juiz de Fora.

Trechos da Expresso Guanabara ganham disputa com linhas aéreas

Ônibus lotados x Aviões vazios.

Ônibus lotados x Aviões vazios.

Várias linhas aéreas operadas por famosas companhias de aviação como a TAM e Gol, estão perdendo a disputa por procura de passagens para trajetos rodoviários atendidos pela viação Expresso Guanabara, uma das cinco maiores companhias do país.
Desde o último grande feriado, durante os quatro dias de Carnaval, a rodoviária de São Luís, no Maranhão, chegou a comercializar todas as reservas rodoviárias e deixou centenas de passageiros na fila de espera, aguardando as viagens extras oferecidas por companhias de ônibus.
Em contrapartida, o Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado que abastece o fluxo de viagens de avião de toda região maranhense, não registrou nenhum aumento significativo.

A expectativa para a Copa do Mundo nesta e em outras capitais, preocupa os empresários do setor aéreo.
Muitas companhias de avião correm o risco de não preencherem todas as suas poltronas em viagens com destino a regiões nordestinas do Brasil.
Por outro lado, empresas como a Guanabara já se preparam para dobrar o número de veículos quando os jogos da Copa começarem. Atualmente, a companhia rodoviária tem 400 ônibus rodoviários espalhados nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste, com presença garantida em 12 estados e no Distrito Federal.
Viagens com menor tempo de duração também devem favorecer as auto viações durante os meses em que o país sediara o torneio da FIFA.

De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a maior movimentação registrada pelo Aeroporto de São Luís neste ano, bateu a casa dos 23 mil passageiros. Um saldo negativo de 16% se for comparado com o fluxo de passageiros no mesmo período do ano passado.
Por causa dos estádios onde acontecerão importantes jogos da Copa do Mundo e até partida disputada pela seleção brasileira, a preferência de desembarque dos que moram em Maranhão são as cidades de Recife no Pernambuco e Salvador da Bahia.
Para garantir as passagens de ônibus sem sair do conforto de casa basta acessar um site de venda de viagens e programar o dia desejado. O voucher ou recibo de embarque deve ser retirado minutos antes de embarcar, no guichê da companhia de ônibus escolhida na internet.

Aplicativo da viação Cometa é baixado 30 mil vezes

Viação Cometa lança aplicativo de celular para vender passagens de ônibus. Mais de 30 mil pessoas já baixaram a ferramenta e podem acessar todos os serviços em tempo real, durante a viagem.

Cometa lança aplicativo para vender passagens.

Mais de 30 mil pessoas já estão utilizando o novo aplicativo para dispositivos móveis da viação Cometa, que possibilita a pesquisa e reserva de passagens de ônibus em poucos minutos.
Lançada em menos de três meses, a ferramenta superou as expectativas da direção geral da empresa de transporte rodoviário e entusiasmou muitos tripulantes que não desgrudam do celular. Segundo o diretor executivo, Anuar Helayel, aposta que em breve, o aplicativo tecnológico se popularizará entre jovens e passageiros que utilizam seus celulares com acesso a internet. Para ele, o sucesso dos downloads é a resposta ao bom momento das vendas de passagens pela internet.

Além de fornecer as tarefas convencionais que podem ser realizadas no site, o App também dá notícias atualizadas e garante um play list para que o passageiro possa viajar ouvindo suas músicas favoritas. Além disso, ainda é possível ler sobre dicas de eventos e pontos turísticos das cidades programadas para desembarcar.
Semelhante ao que acontece com as vendas na internet, o aplicativo da Cometa dispõe de várias formas de pagamento, datas, rotas e horários, fornece um calendário de eventos, apresenta serviços públicos de interesse da população e faz integração com as principais redes sociais. A novidade tem tecnologia de transmissão QR Code Reader e disponibiliza o Contagiro, um programa de fidelidade criado para somar pontos que podem ser substituídos por viagens de ônibus grátis.

O aplicativo criado pela companhia de ônibus famosa pela integração entre várias cidades do estado de São Paulo, pode ser instalado nos sistemas iOS (Apple) e Android. Além de contar com uma versão especial para HTML 5.
Para aderir à novidade, basta baixar gratuitamente o aplicativo no Facebook Oficial da viação Cometa. Se o passageiro não tiver planos para navegar na internet e baixar aplicativos em seu disposto móvel ou até mesmo não encontrar sinais disponíveis durante a viagem, poderá acessar a interne Wi-Fi dentro dos ônibus da Cometa durante as principais rotas rodoviárias.
Além da internet, os veículos são equipados com ar condicionado, poltronas reclináveis, televisor, sanitários exclusivos e sistema de som individual dependendo do modelo escolhido.

Bilhete Único abaterá reserva de passagens de ônibus em SP

Se você mora em São Paulo e anda sem tempo para garantir o bilhete das auto frotas toda vez que vai sair de um lugar para o outro, não se preocupe. Caso a promessa do prefeito Fernando Haddad, do PT, se concretizar, em novembro deste ano você poderá pagar apenas uma taxa mensal para ter o direito de usar os expressos rodoviários por quantas vezes precisar, através do Bilhete Único Mensal. Antes de o prazo acontecer, o serviço já vai ser utilizado e testado por portadores de deficiência, idosos e estudantes. O valor pago para se ter o beneficio ainda não foi definido pelo prefeito, mas não deve ultrapassar R$150 mensais.á em abril, a prefeitura esta fazendo o cadastramento do novo sistema. Estima-se que cerca de sete milhões de usuários dos ônibus farão o cadastro.

Atualmente, São Paulo possui mais de 20 milhões de bilhetes únicos circulando entre ônibus, metros e trens. De acordo com Jilmar Tatto, secretário municipal de transportes, o interessado deverá preencher uma ficha pela internet, informando o seu CPF antes de realizar o cadastro físico. Só depois será chamado pelo sistema de reserva de coletivos de viagens para colher a impressão digital, um mecanismo de segurança para identificar biometricamente o dono dos cartões. Para a prefeitura avançar com o projeto é preciso que o processo de renovação da concessão das unidades das auto viações seja concluído.

Os ônibus também deveram fornecer o validador biométrico do Bilhete Único Mensal. Aproximadamente 15 mil transportes coletivos urbanos da capital já possuem um. Além disso, as mudanças para novas tecnologias não param por ai. Em breve o serviço contará com recarga na catraca, venda em sites especializados e pagamento com cartão do banco ou do celular. Medidas essas, que ajudam a coibir as fraudes no serviço de reserva de passagens das empresas de ônibus. O prefeito de São Paulo estimou em R$ 140 o valor do Bilhete Único Mensal, o que permitiria no total, 46 viagens de ônibus com direito a transferência grátis para até três ônibus em três horas. Outra novidade é a modalidade do bilhete em versão semanal.  Por hora ainda também sem valor definido.