Viaje até a Oktoberfest 2014 com a viação Catarinense

Catarinense desembarca na garagem em Blumenau.

Catarinense desembarca na garagem em Blumenau.

A viação Catarinense, a mais antiga companhia rodoviária em atividade no Brasil, sai na frente para levar você até a Oktoberfest 2014, que acontece entre os dias 8 e 26 de outubro, no Parque Vila Germânica, em Blumenau. Tradicional e líder nas viagens interestaduais que integram embarques entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, a auto viação oferece comodidade, segurança e tecnologia durante as viagens rodoviárias com destino a maior festa alemã das Américas. Quem ainda não teve tempo de comprar as passagens de ônibus e pretende aproveitar o final de semana para visitar a cidade turística de Santa Catarina, pode contar com as facilidades do universo digital para reservar suas poltronas com comodidade e segurança. O site Quero Passagem, lançado no mercado nacional no ano passado, é um dos parceiros da empresa rodoviária. O portal que vende mais de três mil destinos rodoviários pelo Brasil, aceita pagamentos com cartões de crédito nacionais e internacionais, e oferece uma série de dicas e informações úteis para quem vai desembarcar pela primeira vez na cidade.

A vantagem de se utilizar esse tipo de sistema para reservar a passagem, é poder comprar preços e escolher os melhores horários de ônibus, sem ter que ir até o terminal rodoviário. Para facilitar a chegada dos turistas até o evento que integra shows musicais, grupos folclóricos e outras atrações, a companhia de ônibus Catarinense está disponibilizando embarques até sua garagem de Blumenau, que fica bem pertinho do local onde a festa vai rolar por 20 dias. Uma passagem rodoviária de Curitiba até Blumenau, abordo da auto viação não deve custar mais do que R$ 42,00. O trajeto de ônibus tem duração de no máximo 4 horas e o passageiro pode usufruir de serviços de bordo, como banheiros e ar condicionado. Dependendo do dia do embarque, a viação Catarinense oferece mais de 10 horários de partida.

33ª Oktoberfest

É um festival de tradições germânicas que acontece anualmente em Blumenau, durante o mês de Outubro. Reunindo bandas de diversos gêneros, retretas, grupos folclóricos, desfiles e gastronomia típica, a edição de 2014 conta com um calendário recheado de atividades.

Mais de 50 profissionais são contratados pela viação 1001

Manutenção de ônibus rodoviárioPouco mais de 50 profissionais do setor de manutenção automotiva tiveram vaga garantida pela auto viação 1001, em um processo seletivo realizado no meio deste ano.

A companhia de ônibus que atua no estado carioca e atende outros regiões e tem sua frota instalada no bairro do Caju, na capital do Rio de Janeiro, investiu cerca de dois milhões para ampliar suas estruturas de onde são feitas as manutenções dos veículos coletivos.

Por causa da demanda, profissionais com experiência comprovada em mecânica, eletricidade, e até refrigeração foram contratados pela empresa de transporte rodoviário. Lanterneiros, manobreiros e capoteiros também preencheram algumas vagas durante o processo divulgado em maio de 2013.

Apenas candidatos com nível fundamental concluído ou médio em andamento puderam participar da seletiva. Como a prova oferecida pela viação 1001 tinha a intensão de testar a capacidade técnica e a prática dos entrevistados, todos os profissionais tiveram que apresentar alguma experiência acumulada em empregos anteriores. A prova contou com exame prático e entrevista.

Todos que foram contratados tiveram treinamentos de qualificação. Segundo a empresa de ônibus, todos têm oportunidade de crescer profissionalmente.

O salário é compatível com a função registrada em carteira e é pago com outros benefícios como vale alimentação, plano de saúde e refeição que pode ser feita no próprio local de trabalho.

Para todos os cargos, a jornada de trabalho é cumprida em 7 horas e 20 minutos dentro do local onde são realizadas as manutenções de toda a frota.

O curso oferecido pela viação do Rio de Janeiro e que qualifica os profissionais para área de manutenção tem duração de mais de 500 horas com aulas sobre temas relacionados aos sistemas básicos e avançados de mecânica, elétrica, chassis, lanternagem, refrigeração veicular e outros.

A ideia dos cursos deu tão certo que até o Grupo JCA, que administra a viação 1001 foi premiado pela ANTP – Associação Nacional dos Transportes Públicos e pela ABRATI – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros com o prêmio “Boas Práticas do Transporte Terrestre de Passageiros”.

Quem tem interesse em participar dos processos seletivos da empresa, pode acessar o link http://www.autoviacao1001.com.br/curriculo/web/logar e deixar seu currículo.

Expresso Guanabara é a primeira opção para viagens no Nordeste

Guanabara ExpressoApesar de ser nova no mercado rodoviário, a Expresso Guanabara já faz história em todo Norte do Brasil.

Segundo dados da própria companhia de ônibus, sua frota é a preferida empresa de ônibus pela maioria de passageiros que viajam pelo Nordeste, Norte e Centro-Oeste do país.

O motivo de tanto sucesso está na integração do que é jovem com o que é bom. Já que a empresa ocupa lugar no ranking das cinco melhores auto viações do Brasil. Posto também foi conquistado depois que a Expresso Guanabara passou a disponibilizar o serviço de ar condicionado em todos os veículos de sua frota sem se quer promover um reajuste em suas passagens rodoviárias.

Além de ser muito conhecida nas grandes cidades nordestinas e em mais de mil praças dessa região, a empresa fundada em 1992 também está presente em 12 estados e no Distrito Federal. Atualmente é responsável por transportar meio milhão de pessoas todos os meses em 200 destinos diferentes.

A sede da Expresso Guanabara se encontra em Fortaleza, no estado do Ceara, de onde estão hospedados a maior parte de sua jovem frota com aproximadamente 400 ônibus de viagens interestaduais, com idades inferiores a 2 anos de circulação. Os veículos também ganham destaque na informatização do controle de todas as operações.

Diferente das concorrentes, os funcionários que trabalham na Guanabara se diferenciam com especialização através de cursos e treinamentos para padronizar o atendimento.

A companhia faz parte do Grupo Guanabara e por isso estabelece parcerias com outras empresas como a Viação Real Expresso. Com a conexão entre as duas empresas é possível que passagens compradas pela Expresso Guanabara no Norte do Brasil garantam destinos até a região Sudeste através da troca dos veículos.

Essa é mais uma oportunidade que a companhia cearense possibilita para passageiros dessa região conhecer estados como Goiás e Tocantins e outros destinos que estejam em São Paulo, Uberlândia, Uberaba, Ribeirão Preto, Campinas, São José dos Campos e até no Rio de Janeiro. Por essas e outras razões, vale a pena embarcar em um de seus ônibus para realizar uma viagem rodoviária. Acesse o site do Quero Passagem e confira as linhas disponíveis.

Prefeitura quer baixar lucros das viaçoes rodoviarias em SP

 Baixas lucros auto viações

Se depender da prefeitura de São Paulo o lucro das viaçoes rodoviarias que operam na maior cidade do país vai ser menor. De acordo com o prefeito Fernando Haddad, o fim de alguns contratos com companhias de ônibus reacendeu a chance de rever tarifas e negociar novos lucros gerados em comissões. A ideia é promover o debate para que os acordos se tornem possíveis. Até o momento, empresários que administram frotas de veículos públicos estão lucrando pouco mais do que 7% em toda a arrecadação mensal. Apesar disso quando é realizadas melhorias nos ônibus o valor desses lucros chega dobrar.

Foi por causa das manifestações nas ruas e os protestos contra o aumento nas passagens de ônibus e melhores condições nos serviços de transporte público que a prefeitura preferiu cancelar a licitação das empresas de ônibus e das cooperativas. Os contratos somam R$ 46,4 bilhões e correspondem a dez anos de atividade para as cooperativas e outros quinze destinados as companhias de transporte rodoviário. A renovação do contrato para este tipo de categoria que já dura desde ultima década é o que motivou a negociação. Na época a situação do Brasil se encontrava em um ambiente mais favorável.

Segundo Haddad a justificativa para rever os lucros exigidos pelas empresas de ônibus está na taxa de juros cobrada há dez anos. “Na época que o contrato foi assinado era uma época que a taxa de juros estava na casa de 25%. Essa realidade mudou então não podemos aceitar uma taxa de retorno igual aquela do inicio do contrato”, falou em coletiva. Junto com os juros, o número de passageiros e usuários do serviço de transporte público também subiu registrando aumento de 16%. Antes eram 2,5 bilhões de passageiros, agora são 2,9 bilhões todos os anos. A construção de estações de metrô na linha 4 Amarela, sentido Butantã e Luz diminuiu a procura por ônibus entre os anos de 2011 a 2012 em 0,81%. Até agora o prazo para realizar nova licitação está indefinido tão quanto os novos valores que serão negociados como lucro das empresas de coletivos de viagens.

Viaçoes rodoviarias querem baixar a tarifa de ônibus

Tarifas menores passagens de ônibus

Empresários de viaçoes rodoviarias de São Paulo se reúnem no final desta semana para pedir ao governo de Dilma Rousseff a diminuição no valor cobrado pelo óleo diesel como subsídio para reduzir o preço das tarifas dos ônibus. Enquanto as manifestações forçam os governos a cederem às reduções, as companhias também se mexem. De acordo com o presidente da ATP – Associação dos Transportadores de Passageiros de São Paulo, Enio Roberto dos Reis, mais duas medidas serão apresentadas para auxiliar na diminuição dos valores. Entre elas estão: corte nas cobranças de encargos sociais da folha de pagamento da empresas. Eles não querem mexer no salário de seus funcionários, mas sugerem que os impostos possam ser menores.

A diminuição do ICMS cobrado no chassi e na carroceria dos coletivos de viagens é a alternativa proposta pelas associação dos transportes. As ideias deveram ser debatidas no Seminário Nacional 2013 — Mobilidade Sustentável Urbana para um Brasil Competitivo, por Enio Reis. Se as empresas conseguirem o que estão pedindo além de custear as despesas que tem com as peças e os equipamentos dos coletivos, praticamente compensará os valores perdidos com a diminuição das passagens. Aproximadamente 90% do prejuízo deve ser sanado. Na visão da ATP, a capital do Estado de São Paulo é uma das cidades que mais promove benefícios no transporte brasileiro.

Segundo dados da associação, 33% de todos os usuários das companhias de transporte associadas não pagam nada pela passagem. Só as meia passagens fornecidas aos estudantes representa uma perda de R$ 4,3 milhões por mês. O embarque de passageiros com idades acima dos 60 anos e pessoas mais carentes que comprovam rende de até três salários mínimos também pesam para as companhias. Os carteiros também é outra categoria que está isenta das tarifas, mas que por outro lado não contribui com os custos de operação do transporte rodoviário. Em Porto Alegre, as tarifas de ônibus são uma das mais caras do Brasil e é por isso que o Ministério Público de Contas quer investigar qual é o lucro líquido das empresas. As empresas de ônibus informam que o lucro está no total previsto, nos valores de 6,33% da tarifa, porém dados do Tribunal de Contas do Estado apontaram dados de até 19% de lucros para algumas operadoras do Sul.

 

Ônibus Itapemirim completa 60 anos de atividades

 60 anos viação Itapemirim

A empresa de ônibus Itapemirim está completando 60 anos de atividade com intensa participação no crescimento do Brasil em 2013. Para celebrar a data simbólica, o departamento comercial da companhia resolveu adesivar alguns de seus ônibus com pinturas que lembram os antigos modelos de sua frota e contam um pouco da trajetória de empreendedorismo na viação. Os adesivos são reproduções de 1958, com o primeiro modelo estampando o nome da empresa na lataria, 1966, ano que em a Viação Itapemirim abre novos rumos em seu negócio empresarial, apresenta o Monobloco O-326 e a pintura na data anual de 1989 lembrando o mesmo designer da Scania K 112 CL, na década mais marcante para a Itapemirim, quando em 1980 consegue a licitação para operar a importante linha no eixo Rio – São Paulo e passa a ter forte influencia no cenário dos transportes rodoviários do Brasil.

Foi nesta data que uma das companhias de ônibus mais conhecida no país instalou a Camilo Cola, uma montadora de carroceiras responsável pela produção dos veículos operantes pela Itapemirim. A empresa terceirizada era um recurso que tornava os serviços da transportadora diferenciados da concorrência. Mas foi só no final dessa década que o conceito Tribus, com tração em três eixos passou a funcionar. A auto viação Itapemirim é até hoje reconhecida pelas suas inovações no setor rodoviário. A rodomoça, espécie de aeromoça dos ônibus e o tacógrafo que monitora o tempo de uso, a distância percorrida e a velocidade dos veículos foram novidades apresentadas pela empresa.

Hoje, o tacógrafo, por exemplo, é item obrigatório para veículos de grande porte. Além de estar sempre à frente da concorrência, a Itapemirim também marcou historia de muitos brasileiros. Segundo a gerência comercial da corporação, a pintura tem agradado e feito os passageiros se lembrarem do passado. Assim que os adesivos foram colados nas auto frotas, muitos comentaram a respeito. Os motoristas e quem trabalham no guichê são os que mais ouvem os elogios. Essa foi à forma que a empresa encontrou de homenagear seus antigos e novos passageiros e os fanáticos por ônibus, chamados de busólogos.

 

Empresa de ônibus – Ônibus Brasil e a política

Empresas de ônibus do Brasil

Sindicatos e empresas de onibus – onibus brasil apontam questionamentos sobre até que ponto rígidas regras impostas pelos órgãos licitatórios podem influenciar positivamente no desempenho e qualidade dos serviços rodoviários. Devido à forte imposição dos meios de comunicação em relatos de acidentes e problemas de infraestrutura relacionados ao transporte coletivos, prefeituras de grandes cidades como é o caso de São Paulo e Rio de Janeiro querem fazem vista grossa na fiscalização e determinação das regras sobre as companhias de ônibus e seus motoristas. No Rio já funciona um novo documento com novas normas para serem seguidas por estes profissionais. Segundo relatos de companhias de transporte algumas dessas novas medidas são muito severas e não aparentam ter o objetivo focado em melhorias.

Um desses casos é a demissão estabelecida para motoristas que avançar o sinal vermelho por três vezes. O problema é que além da demissão, a norma impede que ele busque emprego em outra empresa de ônibus. Além de não respeitarem a parada no semáforo, as infrações mais cometidas pelos motoristas no Rio de Janeiro são aquelas que estão ligadas ao rendimento nas viagens coletivas, como não parar em um ponto de embarque e desembarque e ainda falar no celular enquanto está na direção. Os sindicatos e as companhias de ônibus não são contrários à demissão do profissional que for flagrado cometendo as irregularidades, mas sim que a aplicação da medida deva acontecer apenas depois da conclusão dos cursos de reciclagem e aperfeiçoamento profissional.

A prefeitura contesta. Segundo ela não é necessário nenhuma orientação para saber que é proibido avançar no sinal vermelho. A fiscalização vai funcionar através de um cadastro de registro com os dados do tal motorista infrator. O estranho é que a prefeitura incumbiu às próprias empresas de ônibus de anotar quem de seus motoristas está avançando o sinal. Para a Secretaria de Transporte do Estado do Rio de Janeiro esses motoristas não tem condições de circular com os ônibus porque coloca em risco a vida de centenas de pessoas. As auto viações protestam mais garantem que cumprirão o acordo. Agora resta saber se as empresas realmente apontaram os nomes de quem está infringindo a lei e veremos os culpados serem punidos.

Preço para comprar passagem rodoviária anima Superarticulados

Excelentes preços passagens rodoviárias superarticulados

Comprar passagem rodoviária com baixo custo em São Paulo é um dos fatores positivos vistos pela prefeitura da cidade e empresários do setor para aquisição de novos veículos Superarticulados. Segundo dados da montadora Caio, só em São Paulo serão disponibilizados cerca de 100 novas unidades do modelo Millennium BRT. Uma das empresas que já comprou parte da frota superarticulada é a VIP – Viação Itaim Paulista. O restante ainda vai ser negociado com empresas de ônibus que vencerem a licitação para prestar os serviços de transporte urbano. Este modelo é ainda maior e mais capaz de transportar o maior número de tripulantes em uma única viagem. São 23 metros de comprimento contra 18 dos antigos.

Se o ônibus chegar a sua lotação máxima transportará 30% mais passageiros do que os articulados já vistos em São Paulo. No total são 175 passageiros, 117 em pé e 58 sentados, com liberdade para cadeirantes e espaço reservado aos cães guias que acompanham passageiros com deficiência visual.  O chassi 500 UDA da Mercedes Benz é o responsável pela amplitude deste modelo. Existem dois eixos presentes próximos à articulação que propiciam mais força e tamanho elevado. Outros municípios e auto frotas de outras regiões já se interessaram pela modelo superarticulado da Caio. Os grandes ônibus poderão aparecer em breve.

Dentro do veículo a montadora também oferece dispositivos opcionais: ar condicionado, sistema de monitoramento computadorizado para junção carroceria e abertura de portas laterais. A grande inovação interna vista neste modelo é a poltrona. De acordo com a montadora elas são menos densas do que as convencionais proporcionando melhor repouso e mais praticidade na hora de concertá-las.  O formato da carroceira e até mesmo o chassi foram criados pontualmente para se adaptarem bem aos sistemas de mobilidade do Brasil. A Mercedes Benz explica que o BRT – Bus Rapid Transit, e outras obras de grande porte são grandes exemplos para direcionar a aplicação destes coletivos de viagens. Os corredores de ônibus do tipo BRT são apostas para melhorar o trânsito durante os jogos da Copa do Mundo de 2014 e incentivos em cidades beneficiadas pelo PAC Mobilidade.

Viagem de ônibus ganha destaque no Facebook

Viagem de ônibus destaque Facebook

Falar sobre viagem de ônibus nas redes sociais está virando moda hoje em dia e por isso a Marcopolo, uma das maiores empresas fabricantes de carrocerias de ônibus do Brasil, não perdeu tempo e tratou de fazer parte dessa novidade digital. Devido a sua criativa proposta de disponibilizar conteúdos na rede social, a empresa foi recompensada ao ganhar um importante prêmio de marketing do Top Marketing ADVB 2012 na categoria Indústria Nacional. A premiação é um oferecimento da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, do Rio Grande do Sul. A empresa ligada às companhias de transporte coletivo apenas conseguiu ganhar o prêmio justamente porque elaborou bem suas páginas nas redes sociais e soube gerenciar os conteúdos ali disponíveis.

Para obter os melhores resultados com a nova ferramenta, o gerente especializado em estratégia e marketing corporativo da Marcopolo, Walter Cruz, revela que nada foi por acaso. Foram investidas muitas horas de pesquisas e estudos para achar o ponto ideal, levando sempre em consideração o mercado das empresas de ônibus, a concorrência, as próprias redes sociais e o real interesse do internauta. Ele conta que ano passado, a montadora lançou no Facebook, uma Fan Page para divulgar suas conquistas e atuações de interação com conteúdos de entretenimento, como é o caso de criação e compartilhamento entre recursos multimídia, notícias da companhia, produtos e até mesmo projetos culturais.

Em menos de um ano, depois de entrar para o mundo digital, a Marcopolo já tinha superado em sua Fan Page a marca de 100 mil seguidores. Segundo levantamento feito pela Socialbakers, empresa de analise de dados das principais redes sociais, a Marcopolo é a vice-campeão no número de acessos da rede social Facebook em todo o mundo, e é a empresa mais bem colocada no quesito engajamento de fãs  pela categoria indústria. De acordo com a empresa, a página criada na internet recebe diariamente visitas de pessoas ligadas aos coletivos de viagens, especialistas em ônibus, usuários, e fãs incondicionais do transporte coletivo. Entre os assuntos mais procurados na página, estão as publicações de histórias e fotos de antigos modelos de expressos.

Conheça todos os direitos de quem faz viagem de onibus

direitos mercado rodoviário

Quando a viagem de onibus é a escolhida por você para ser o meio de transporte usado no deslocamento de rápidas ou longas distâncias o negócio é saber exigir seus direitos, caso algum deles não seja cumprido. Mas para isso é importante saber e conhecer quais são os direitos antes mesmo de embarcar. Esteja sempre pronto contra imprevistos e não excite em cobrar caso algum deles não encontre de acordo. Então vamos lá. Casos de desistência ou remarcação merecem atenção especial. A primeira coisa que você deve saber é que as companhias de transporte só dão um ano de validade na sua passagem, contando a partir da data em que você pagou e retirou.

Agora se você não tiver mais interesse em trafegar naquela ocasião ou até mesmo desistir de viajar, tem direito de remarcar ou recuperar o dinheiro pago no bilhete. Mas atenção, isso pode demorar até um mês. Outro detalhe está no dia da compra. Se ela for efetuada com uma semana de antecedência, você não precisa marcar data nem horário. Já para os casos de atrasos você tem por direito duas opções. Se o transporte atrasar mais de uma hora, independente do motivo que levou o atraso, inclusive interrupção no meio do trajeto, a companhia é obrigada a acomodá-lo no próximo horário, mesmo que de outra empresa, você também pode desistir de partir com outra companhia e exigir a devolução do seu dinheiro.

Ao contrário do que a maioria dos passageiros não sabe é que se o desembarque acontecer com mais de três horas de atraso, as empresas de ônibus devem reembolsá-lo e ainda providenciar a você alimentação e até hospedagem quando há necessidade. Apenas você não recupera seu dinheiro se ficar constatado que o atraso ocorreu por sua causa. Você tem filhos? Então fique sabendo, se eles não tiverem mais do que cinco anos de idade você não precisa pagar pela passagem deles, lembrando que não devem ocupar um assento próprio. No caso das bagagens não leve até o bagageiro do veículo mais de 30 quilos, 300 decímetros cúbicos de volume e um metro de dimensão máxima. Parece esquisito, mas são o que os coletivos de viagens garantem aos seus usuários.